Horário de

Funcionamento

Endereço

Contato

Social

Seg: 8:00 às 18:00

Ter: 8:00 às 18:00

Qua: 8:00 às 19:00

Qui: 8:00 às 18:00

Sex: 8:00 às 12:00

Final de semana: Fechado

Rua Ouro Preto, 617 sala 13

Barro Preto - BH/MG

Edifício Marília de Dirceu. Próximo ao clube do cruzeiro e em frente a escola EE Professor Caetano Azevero

Tel: (31) 3295-0035

WhatsApp: (31) 98387-0451

E-mail: clinicafabiopense@gmail.com

  • Facebook clinica fabio pense
  • Instagram clinica fabio pense
  • LinkedIn clínica fábio pense

A história do Pilates



Um método que vem crescendo a cada dia no Brasil e muitos se perguntam sobre a História e sobre o criador desta prática (Joseph Pilates).


''A técnica do Pilates mostra que a idade não é medida em quantos anos ou como você se sente, mas sim pela flexibilidade natural da coluna ao longo da vida.''

O Pilates foi desenvolvido na década de 1920, baseado no que Joseph Pilates deu o nome inicialmente de Contrologia, que significa o controle consciente de cada movimento realizado pelo seu corpo. Posteriormente, mudou-se o nome para Pilates, a técnica que se baseia em exercícios de força, concentração e mobilidade.


Foi durante a Primeira Guerra Mundial que Joseph deu início ao desenvolvimento deste condicionamento corporal, aplicando melhorias e aperfeiçoando a técnica até meados de 1967.


Um pouco sobre a história de Joseph Pilates...


Perto de Düsseldorf, Alemanha, Joseph ajudava desde pequeno um médico em seu consultório, aproveitava para ler muito sobre a medicina e civilizações antigas, especialmente a grega. Joseph sofria de asma, raquitismo e febre reumática.

O pai de Pilates era um ginasta premiado de ascendência grega, sua mãe era uma naturoprata que acreditava em estimular o corpo para autocura sem medicamentos ou cirurgia. A filosofia de cura da mãe e as realizações físicas do pai foram as grandes influências nas ideias de Pilates para os exercícios terapêuticos.


Tudo mudou em 1914, quando eclodiu a Primeira Guerra, foi preso por ser de um país inimigo. Foi enviado para o Castelo de Lancaster com outros alemães. Para não ficar parado, colocou todo mundo de para suar usando o que tinha à mão, como beliches e cadeiras. Desenvolveu os primeiros aparelhos através das molas tiradas das camas. 



Joseph Pilates ensinando a prática do Pilates

Joseph Pilates não deixou nenhum de seus companheiros de prisão parados, nem os mais debilitados. Se alguém estivesse preso a uma cadeira de rodas, ele a adaptava para seus exercícios. Na cama, usavam-se molas, estrados, barras. Por isso os aparelhos da técnica se assemelham ao móvel.


Em 1967 Joseph Pilates morreu tentando salvar seu Studio de um incêndio, não deixando herdeiros. Sua esposa Clara Pilates então assumiu o Studio de Pilates e colaborou para difundir seu trabalho multiplicando o número de discípulos em todo mundo. 


O Pilates hoje...


Nos Estados Unidos, são milhões de praticantes. Entre as celebridades que aderiram o Pilates estão a cantora Madonna e o jogador de golfe Tiger Woods. Aqui no Brasil, Emerson Fittipaldi, Marília Grabriela e dezenas de atores.


Marque sua aula experimental conosco! Vá em Galeria aqui em nosso site e conheça nosso studio.