Acupuntura e a depressão

A depressão, vem tomando caráter epidêmico em todo o mundo, atingindo cerca de 15% da população mundial. A acupuntura tem a capacidade de reduzir os distúrbios emocionais por sua ação moduladora do sistema nervoso central. Através dos estímulos a determinados pontos, provoca a regularização da produção hormonal, aumentando a produção de endorfina e serotonina, dois hormônios causadores da alegria e do bem-estar.


Um estudo de 2013, publicado no periódico científico The American Journal of Psychiatry, mostra que o tratamento por meio da acupuntura é capaz de regularizar os níveis cerebrais do Fator Neurotrófico Derivado do Cérebro (do inglês Brain-Derived Neurotrophic Factor), que se encontra diminuído em pacientes deprimidos. O estímulo gerado pela eletroacupuntura se mostrou, inclusive, superior ao efeito da fluoxetina (medicamento comum no tratamento de depressão) na capacidade de regulação do fator.

"Sabe-se, hoje, que a inserção da agulha de acupuntura estimula terminações nervosas existentes na pele e nos tecidos subjacentes, principalmente nos músculos. A 'mensagem' gerada por esses estímulos segue por meio de fibras nervosas periféricas até o sistema nervoso central e, aí , incrementa a liberação de diversas substâncias químicas conhecidas como neurotransmissores: serotonina, noradrenalina e dopamina, que são exatamente as mesmas relacionadas ao controle do humor e das emoções. Além dessa ação moduladora sobre as emoções, o estímulo das agulhas desencadeia uma série de outros efeitos importantes, tais como, analgésico, anti-inflamatório, relaxante muscular e sobre os sistemas endócrino e imunológico", explica o médico Dirceu Sales, presidente do Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura.


Marque já sua consulta e proporcione-se saúde e equilíbrio!




Horário de

Funcionamento

Endereço

Contato

Social

Seg: 8:00 às 18:00

Ter: 8:00 às 18:00

Qua: 8:00 às 19:00

Qui: 8:00 às 18:00

Sex: 8:00 às 12:00

Final de semana: Fechado

Rua Ouro Preto, 617 sala 13

Barro Preto - BH/MG

Edifício Marília de Dirceu. Próximo ao clube do cruzeiro e em frente a escola EE Professor Caetano Azevero

Tel: (31) 3295-0035

WhatsApp: (31) 98387-0451

E-mail: clinicafabiopense@gmail.com

  • Facebook clinica fabio pense
  • Instagram clinica fabio pense
  • LinkedIn clínica fábio pense