Insônia Durante a Quarentena

O estresse e a ansiedade são os fatores que mais tem afetado o sono durante o isolamento social. Segundo a Associação Brasileira de Sono, cerca de 73 milhões de pessoas do país sofrem com algum distúrbio para dormir. E agora na quarentena não seria pra menos... Muitos fatores influenciam nas causas da insônia, alguns mais gerais, como a insegurança econômica, incerteza do futuro, cansaço extra durante o dia e estresse excessivo.


Nosso organismo se baseia em uma rotina, ou melhor, nosso relógio biológico, o qual divide dia e noite (ciclo circadiano). Essa divisão é feita para que hormônios sejam secretados para regular nosso metabolismo, e para que haja equilíbrio em nossos processos fisiológicos.

A falta de rotina, pode levar a liberação desses hormônios fora de hora, um exemplo disso, é o hormônio do estresse, o cortisol, que ajuda no despertar pela manhã, podendo aparecer durante a madrugada, levando a insônia.


Insônia


Para quem sofre de insônia, uma dica: ROTINA. Isso mesmo, estabeleça uma rotina durante a quarentena, pequenos hábitos como, próximo a hora de dormir evitar o uso de mídia e consumo de bebidas alcoólicas ou cafeínas. Outros pequenos hábitos podem ser adotados, como ler, meditar, alongar, tomar um chá e ouvir música. É interessante que você faça o teste, por algumas noites, para ver o que irá funcionar com você. Cada organismo funciona de forma particular, por isso não existe nenhuma regra especifica.


Trocando o dia pela noite


Durante a quarentena, muitas pessoas saíram totalmente da rotina, e acabaram por descobrir seu cronotipo. A rotina, a necessidade de trabalho e algumas decisões que não são opcionais, muitas vezes nos levam a viver hábitos diferentes do qual corresponde ao nosso cronotipo.

A melatonina é o hormônio da escuridão, que ajuda a gente a dormir, e o cortisol ajuda a tirar a gente da cama, sendo assim a liberação de cortisol pela manhã é alta. Os níveis de cortisol a noite tendem a diminuir, porém ele também está relacionado ao estresse, e com a rotina extremamente diferente que vem causado muito estresse, o cortisol não se mantem em níveis dificulta o início do sono,


Para ler mais sobre o estresse durante a quarentena: https://www.fabiopense.com/post/estresse-durante-a-quarentena


O que é o Cronotipo?


O cronotipo, segundo o Instituto Internacional de Melatonina (IIMEL), é a predisposição natural que cada indivíduo tem de sentir picos de energia ou cansaço, de acordo coma a hora do dia. Os tipos de cronotipo:


  1. Matutino: o pico de produção de melatonina ocorre antes da meia-noite. São indivíduos que precisam ir para a cama cedo e são mais ativos nas primeiras horas do dia. Em geral, dormem entre as 22h e 6h da manhã. De acordo com o IiMEL, 25% da população é matutina.

  2. Vespertino: o pico acontece bem mais tarde, às 6h da manhã. São aquelas pessoas que rendem melhor à noite, mas precisam prolongar o descanso até o início da manhã. O horário de sono costuma ser entre 3h e 11h. Corresponde a 25% dos indivíduos.

  3. Intermediário: 50% da população apresenta um cronotipo médio, ou seja, o pico de melatonina ocorre às 3h da manhã. Estas pessoas costumam dormir geralmente entre meia-noite e 8h da manhã.

O pico máximo de produção da melatonina, ocorre a cada 24 horas, quando nosso relógio biológico é "zerado", iniciamos um novo ciclo.


Como podemos te ajudar?


A Acupuntura é uma técnica muito eficaz quando se trata da insônia, ela resgata o equilíbrio do organismo, através da liberação de neurotransmissores como a serotonina, que auxiliam o organismo a relaxar. A acupuntura é um método não invasivo, seguro e sem efeitos colaterais. Por esses motivos, muitas pessoas optam por esse tratamento, pois os benefícios podem ser notados logo na primeira sessão. São recomendadas sessões uma ou duas vezes na semana, e após um ou dois meses pode-se iniciar um tratamento de manutenção, com sessões quinzenais ou mensais, depende de cada paciente.



Para ler mais sobre os sonhos durante a quarentena: https://www.fabiopense.com/post/os-sonhos-durante-a-quarentena


Horário de

Funcionamento

Endereço

Contato

Social

Seg: 8:00 às 18:00

Ter: 8:00 às 18:00

Qua: 8:00 às 19:00

Qui: 8:00 às 18:00

Sex: 8:00 às 12:00

Final de semana: Fechado

Rua Ouro Preto, 617 sala 13

Barro Preto - BH/MG

Edifício Marília de Dirceu. Próximo ao clube do cruzeiro e em frente a escola EE Professor Caetano Azevero

Tel: (31) 3295-0035

WhatsApp: (31) 98387-0451

E-mail: clinicafabiopense@gmail.com

  • Facebook clinica fabio pense
  • Instagram clinica fabio pense
  • LinkedIn clínica fábio pense