Pilates na gravidez


Pilates na gestação é um assunto muito comentado. Mas, você sabe as razões pela qual é recomendado que a futura mamãe continue praticando ou comece a praticar o método nesse período de sua vida?


O período de gestação é uma fase em que a mulher está bastante sensível e vulnerável. Durante este período o corpo da mulher passa por muitas mudanças, tanto físicas como hormonais, diante disto é preciso uma atenção maior nos cuidados com a saúde. As mudanças podem gerar diversos sintomas, como dores, desconfortos, insônia e etc.


O Pilates entra como um benefício que pode amenizar as grandes alterações estruturais e com isso se torna um grande aliado nesta fase. Na aula de Pilates com gestantes, não há necessidade de muitos ajustes, já que é dada preferência aos exercícios que trabalham áreas do corpo que são importantes. Não há restrição de exercícios, apenas alguns não são recomendados pela posição que pode ocasionar um certo desconforto


É importante dar ênfase no período gestacional, ou seja, os três trimestres, que é quando ocorrem diferentes mudanças no corpo, além da diferença entre cada pessoa é feito adaptações aos exercícios no condicionamento físico da aluna.


Primeiro trimestre: a gestante tem diversos e intensos sintomas, além do peso, o aumento das mamas e a vontade de urinar.

Segundo trimestre: o centro de gravidade começa a se deslocar para frente com o aumento da barriga, e consequentemente a lordose aumenta e pode vir a ocasionar dores nas costas.

Terceiro trimestre: os sintomas se intensificam e pode acontecer uma dificuldade para respirar, pela localização do bebê perto das costelas. A mulher começa a ficar mais cansada e o centro de gravidade desloca ainda mais para frente, além disso os ligamentos da pelve ficam distendidos.


É importante também lembrar que a musculatura do assoalho pélvico e os adutores devem ser trabalhados durante os 3 trimestres, com uma contratação leve e um relaxamento da musculatura. Isso porque o assoalho pélvico precisa ser forte e também com uma mobilidade, para poder dilatar e ter flexibilidade para não romper durante o trabalho de parto.


É recomendado que as aulas de Pilates para gestantes sejam feitas com duas a três vezes por semana, e apenas até o oitavo mês de gestação, porém o que define a hora de parar é o tamanho e peso da barriga.


Marque agora sua aula experimental de Pilates!!

Horário de

Funcionamento

Endereço

Contato

Social

Seg: 8:00 às 18:00

Ter: 8:00 às 18:00

Qua: 8:00 às 19:00

Qui: 8:00 às 18:00

Sex: 8:00 às 12:00

Final de semana: Fechado

Rua Ouro Preto, 617 sala 13

Barro Preto - BH/MG

Edifício Marília de Dirceu. Próximo ao clube do cruzeiro e em frente a escola EE Professor Caetano Azevero

Tel: (31) 3295-0035

WhatsApp: (31) 98387-0451

E-mail: clinicafabiopense@gmail.com

  • Facebook clinica fabio pense
  • Instagram clinica fabio pense
  • LinkedIn clínica fábio pense