google-site-verification: google917a2c788288d010.html Acupuntura e a depressão
top of page

Acupuntura e a depressão

A depressão, vem tomando caráter epidêmico em todo o mundo, atingindo cerca de 15% da população mundial. A acupuntura tem a capacidade de reduzir os distúrbios emocionais por sua ação moduladora do sistema nervoso central. Através dos estímulos a determinados pontos, provoca a regularização da produção hormonal, aumentando a produção de endorfina e serotonina, dois hormônios causadores da alegria e do bem-estar.


Um estudo de 2013, publicado no periódico científico The American Journal of Psychiatry, mostra que o tratamento por meio da acupuntura é capaz de regularizar os níveis cerebrais do Fator Neurotrófico Derivado do Cérebro (do inglês Brain-Derived Neurotrophic Factor), que se encontra diminuído em pacientes deprimidos. O estímulo gerado pela eletroacupuntura se mostrou, inclusive, superior ao efeito da fluoxetina (medicamento comum no tratamento de depressão) na capacidade de regulação do fator.

"Sabe-se, hoje, que a inserção da agulha de acupuntura estimula terminações nervosas existentes na pele e nos tecidos subjacentes, principalmente nos músculos. A 'mensagem' gerada por esses estímulos segue por meio de fibras nervosas periféricas até o sistema nervoso central e, aí , incrementa a liberação de diversas substâncias químicas conhecidas como neurotransmissores: serotonina, noradrenalina e dopamina, que são exatamente as mesmas relacionadas ao controle do humor e das emoções. Além dessa ação moduladora sobre as emoções, o estímulo das agulhas desencadeia uma série de outros efeitos importantes, tais como, analgésico, anti-inflamatório, relaxante muscular e sobre os sistemas endócrino e imunológico", explica o médico Dirceu Sales, presidente do Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura.


Marque já sua consulta e proporcione-se saúde e equilíbrio!




_DSC1238.jpg
bottom of page