google-site-verification: google917a2c788288d010.html ATM: O que é e como tratar?
top of page

ATM: O que é e como tratar?

ATM ou disfunção da articulação temporomandibular é uma alteração da articulação que faz a ligação do maxilar com à mandíbula. Sendo uma das articulações mais complexas do nosso corpo, é flexível possibilitando a movimentação da mandíbula para frente, atrás e para os lados. Além disso, possibilita a mastigação e a fala.

Essa disfunção, afeta milhares de pessoas, de diversas idades, sexos e raças, mas acaba afetando principalmente as mulheres em fase adulta.

Uma das queixas mais frequentes nos sintomas é a dor, podendo manisfestar-se no ouvido, face, fundo dos olhos, cabeça e pescoço. Além de tonturas que podem ocorrer e entupimento do ouvido.


Sendo um problema multifatorial, tem fatores que podem ajudar no seu desenvolvimento, como por exemplo, estresse, tensão muscular, postura, acidentes e até quedas nas quais mandíbula e rosto foram lesionados. Pode haver também outros fatores que contribuem para essa disfunção, hábitos como roer as unhas, mascar chicletes constantemente, predisposição genética e o bruxismo (ato de ranger os dentes durante o sono).


Ressaltando que pode ocorrer também devido a doenças sistêmicas como artrite reumatoide, fibromialgia, câncer, entre outros.

Um dos motivos que esse tipo de dor, dores faciais em geral, mas principalmente aqueles frequentes, merecem atenção redobrada para que possibilidades sejam descartadas.


Um dos tratamentos alternativos é a Quiropraxia! Resolva seus problemas e suas dores, marque sua consulta com nosso quiroprata.















_DSC1238.jpg
bottom of page