Infertilidade feminina


Os problemas mais comuns da infertilidade feminina são as infecções no ovário e útero, presença de tumores na região produtora, ovários policístico, causa tubária, endometriose e falta de ovulação. Há também algumas mulheres que não conseguem engravidar por motivos emocionais.

Os procedimentos que fazem a investigação sobre a infertilidade incluem a avaliação da ovulação, o estudo das tubas e a avaliação do útero. A endometriose é diagnosticada através do exame de sangue e de exames de imagem.


Fatores de risco

Baseada nos principais fatores da infertilidade, a Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva estabeleceu quatro cuidados principais:

  • Idade: não deixar para engravidar tarde

  • Doenças sexualmente transmissíveis: prevenir e tratar rapidamente

  • Peso: evitar baixo peso ou obesidade

  • Tabagismo: para de fumar, pois o cigarro reduz a fertilidade.

A idade interfere na fertilidade da mulher?

A idade é a variável isolada mais importante na fertilidade da mulher. O grande problema é que os óvulos, ao contrário dos espermatozóides, não se multiplicam. A reserva de óvulos da mulher se estabelece antes dela nascer, enquanto está na barriga de sua mãe, e só reduz desde então! O problema é que, além da perda na quantidade, há também perda na qualidade dos óvulos, o que leva a uma menor chance de engravidar e a uma maior chance de abortamento. Sabemos que, de maneira geral, há uma maior chance de gravidez antes dos 35 anos e que esta chance se reduz com a idade, com queda importante após os 37 anos. No entanto, isto pode variar bastante de mulher para mulher.


Após quantas tentativas de engravidar a mulher deve buscar orientação médica?

Após 1 ano sem conseguir engravidar, o casal deve procurar assistência médica para uma avaliação adequada. Este período deve ser menor, de 6 meses, quando a mulher tem 35 anos ou mais. Outros exemplos são naqueles casais onde há uma suspeita de alteração inicial, como presença de menstruações irregulares, Síndrome dos Ovários Policísticos, endometriose, infecção pélvica prévia, gestação ectópica anterior, laqueadura tubárea ou vasectomia.


TRATAMENTO


Existe tratamentos alternativos para a infertilidade feminina, um deles é a acupuntura que ajuda a reestabelecer o fluxo energético dos órgãos internos e dos meridianos relacionados à concepção. Do ponto de vista ocidental, está comprovada a atuação da acupuntura para equilibrar hormônios e neurotransmissores que afetam a ovulação e a fertilidade, além de atuar na vascularização uterina, na espessura do endométrio, na regulação da menstruação, na melhora da libido etc. Em relação à fertilidade masculina, muitos estudos demonstram um resultado benéfico na qualidade, quantidade e mobilidade dos espermatozoides.

Marque já sua consulta com nosso acupunturista.

Horário de

Funcionamento

Endereço

Contato

Social

Seg: 8:00 às 18:00

Ter: 8:00 às 18:00

Qua: 8:00 às 19:00

Qui: 8:00 às 18:00

Sex: 8:00 às 12:00

Final de semana: Fechado

Rua Ouro Preto, 617 sala 13

Barro Preto - BH/MG

Edifício Marília de Dirceu. Próximo ao clube do cruzeiro e em frente a escola EE Professor Caetano Azevero

Tel: (31) 3295-0035

WhatsApp: (31) 98387-0451

E-mail: clinicafabiopense@gmail.com

  • Facebook clinica fabio pense
  • Instagram clinica fabio pense
  • LinkedIn clínica fábio pense